segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pedra do Segredo

Um lugar Maravilhoso!!!!!

Sábado 21 de novembro chego a encantadora Pedra do Segredo em Caçapava do Sul, acompanhado de minha filha Luiza de 7 anos e sua prima Marina de 8 anos, era aproximadamente 9:00 da manhã um dia perfeito para caminhadas.
Logo de chegada encontro um cenário fantástico, uma pedra imensa com seus 160 metros de altura e lá em meio aquela maravilha, dois pontinhos um vermelho e outro branco se movimentando para cima. Fiquei impressionado com aquilo, mas resolvi iniciar a minha caminha, passando por uma passarela de cimento, logo percebi que o lugar seria realmente como aviam me dito. No ínicio uma trilha ingrimi e de fácil acesso, mas não recomendada para pessoas de muita idade. Começo a subir em meio a mata e já sintindo o aroma da flora e o cantar dos passaros, cruzo com um bonito lagarto caminhando lentamente pelo chão, como se estivesse ali me observando. Tranquilo seguia em direção ao seu destino dando boas vindas para mim. No final da primeira trilha chegasse ao Salão das Estalagtites, um salão generoso, amplo e já com sinais de abandono, algo que o setor público precisa ver com carinho, pois a área pertence ao município. Mas ali para, já acaminho do cume sentimos os primeiros arrepíos, pois contam os caçapavanos que na Pedra do Segredo estaria escondido um tesouro muito grande, que fora enterrado no tempo dos Jesuítas e nunca ninguém o achou. Seguindo mais um pouco a esquerda tem a Caverna da Escuridão onde ao passar com lanternas as luzes se apagam, dito pelo povo de Caçapava que são os espiritos dos jesuítas. Também nesse local observa-se o início de uma via de Escalada que se chama Sem medo de ser feliz .
Bem continuando nossa caminhada rumo ao topo passamos em algumas trilhas lindas e logo a 70 ou 80 metros do chão encontramos uma passagem que dá acesso a Caverna Persival Antunes onde se tem uma vista maravilhosa. Nesse lugar precisa-se ter muito cuidado, pois já é bem alto e lembra daqueles pontinhos que havia comentado são dois montanhistas que estão fazendo a via Viagem retardada , uma loucura, a adrenalina deles deve andar a mil. Perguntei a eles porque a Pedra do Segredo? Ora na região da Campanha existem ótimos lugares, como o Pico do Morcego em Bagé, Camping Galpão de Pedra em Caçapava do Sul e a nossa preferida a Pedra do Segredo.
Aqui o cenário é perfeito o conglomerado, as vias a fauna e flora somados ao povo hospitaleiro fazem com que a cada feriado viemos para cá escalar. Este local é conhecido por todos os montanhistas do Brasil e Exterior, aqui vem o os melhores e sem dúvida uma das melhores vias de escalada do sul. Prontamente se ofereceram para mim esperimentar um rappel, disse que sim mas fui muito cuidadoso. A sensação de estar ali em liberdade é algo que valor nenhum a compra. Recentemente comprei uma cadeirinha para escalada e rappel e o meu Amigo Yubere vai me dar umas dicas e treinamento. Me dispedi deles e segui em direção ao cume. Chegando lá, meio apavorado com a altura, logo o vejo os montanhistas chegando também, Ptz.... Os caras são bons mesmo, e observo que um dá segurança para o outro, isso que é bom no esporte, o companheirismo.

Lá de cima tirei algumas fotos e realmente comprovei é um passeio que todas as pessoas deveriam fazer, Um trekking ( caminhada ) é bom, ainda mais acompanhado do ar puro em meio a mata conhecendo as pessoas que praticam estes esportes, como: Montanhismo, rappel, trekking, corrida de aventura e observadores de ETS.



Um dia perfeito!!


Até mais e um TchêAbraço!!!



Um comentário: