quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Expedição 2010 - Será 15.000km percorridos de moto.

A sua aventura começa aqui!!!! Todas as fotos foram tiradas da internet

Marcelo e Rodrigo

Terra do Fogo - Torres Del Paine - Glacial Grey - Carretera Austral - Vulcão Vila Rica - Osorno - Deserto do Atacama

Conhecer uma das regiões mais lindas da América do Sul em duas motos acampando no meio do deserto mais árido do mundo no Atacama , enfrentando ventos de até 120 km/h nas imensas retas da Patagónia e percorrendo toda a Carretera Austral uma das 3 estradas mais bonitas da terra onde chove quase que diariamente. Conhecer Puerto Madryn onde é a porta de entrada para a Península Valdez, um santuário ecológico no Atlântico e Patrimônio da Humanidade desde 1999 eleito pela UNESCO. Em seu habitat natural desfilam baleias, pingüins, leões e elefantes-marinhos, guanacos, tatus, coelhos selvagens, gaivótas, raposas...

Las Grutas, um balneário localizado na província de Rio Negro na Argentina. Nesta zona podem se praticar diversas atividades recreativas de mar, como navegação, avistagem de aves, mergulho, pesca, ademais de trekking, excursões 4 x 4 y e atividades de turismo aventura.

Estreito de Magalhães, é uma pasagem navegável de aproximadamente 610 km, situado ao Sul da América do Sul sendo a via de passagem mais importante de navegação entre o Atlântico e o Pacífico e considerado de difícil acesso devido ao clima.


Ushuaia distante 4.000 km de Caçapava do Sul - RS - Brasil é a cidade mais austral do mundo capital da província de Tierra Del Fuego onde termina a rota 3 na Bahia Lapatáia que tem início em Buenos Aires.
O Trem del fim del mundo onde os condenados a pena de prisão e a um degrau anterior a pena de morte segundo o Código Penal da época. Tratava-se de presos da pior espécie, considerada uma das piores prisões da época . Hoje pode-se passear no trem totalmente restaurado e visitar o museu.

Torres del Paine, sem dúvida nenhuma uma um dos lugares mais bonitos que vamos conhecer, situada quase no final da Cordilheira dos Andes os imensos paredões de pedras que se erguem a uma altura de quase 3.000 metros atraindo turistas do mundo todo. Nesta região o frio continua intenso e aqui certamente eu e o Rodrigo vamos fazer um pelo acampamento. Ver a noite chegar e se tudo der certo com o acompanhamento da lua cheia as fotos ficaram maravilhosas, sem falar no amanhecer quando a imensa luz do lado do Atlântico, baterá em suas torres iluminando-o lentamente.
Glacial Grey, tem entorno de 46 metros de altura e uma largura de 4 km , outro local ótimo para acampar, pretendemos fazer uma caminhada ou trekking e aproveitar o máximo utilizando equipamentos especiais para aventura. Aqui vamos brindar a nossa chegada tomando um whisky trazido com muito cuidado pelo Rodrigo. As pedras de gelo aqui são milenáres portanto da para abusar um pouquinho pois dizem que a ressaca é proporcional ao tempo do gelo, hehehe.

Cueva de Los Manos, é Património Mundial da UNESCO desde 1999. Ali existem escrituras e desenhos com mais de 9.000 anos feita pelos indígenas. Está situada na província de Santa Cruz na Argentina e esta localizada perto do Rio Pinturas.

Carretera Austral, para nós que gostamos de correr de moto, em pistas de terra e estradas de chão, esse terreno será o melhor de todos para nós andarmos acelerando. A Carretera Austral é considerada uma das 3 estradas mais belas do mundo, situada entre as cidades de VillaHiggins e estendendo se até Puerto Mont .

Será 1240 km de rípio, uma espécie de estrada de chão com pedras de tamanho parecidos com uma bola de ping-pong, além desta dificuldade ainda temos que enfrentar os obstáculos das chuvas, nunca esquecendo que estamos de barraca. Sua construção iniciou-se em 1976 por ordem do Regime Militar, sendo um dos projectos mais caros e ambiciosos de todo o século XX no Chile. O trabalho dos membros do Exército do Chile habilitaria os diferentes trechos da rodovia ao longo dos anos 1980 permitindo a conexão da Patagônia chilena com o resto do país após anos de isolamento. É um trecho do Chile que ainda é selvagem e inóspito! Esta estrada - ou Caminho Longitudinal Austral Augusto Pinochet - é uma espécie de "Transamazônica Patagônica", construída pelos militares chilenos para evitar a invasão argentina.

Vulcão de Villa Rica parada obrigatória, o vulcão Villa Rica está situado na região de Pucón no Chile e tem uma altura de 2.847m onde sempre á neve em seu cume. Para subir nele precisa de um bom preparo, algo que o Rodrigo tem, mais eu como tenho mais experiência vou levar uma corda e vou fixa-lá a cintura dele, ai será moleza. A reboque.... Sua subida anda perto de 45° de inclinação é um lugar de belíssima paisagem.

A caminho do Norte do Chile

Subindo para o Norte do Chile próximo a Santiago vamos fazer uma pausa para entrar na Argentina.

Visita ao amigo, Humberto, guia de alta montanha - Localizado na região de Mendonza o Monte Aconcágua recebe milhares de montanhistas que tem como objetivo conquistar seu cume. Para que isso ocorra de forma segura contrate os serviços dos guias de montanha o qual nós aqui de passagem teremos a imensa satisfação de dar um abraço neste querido amigo. Mas uma fotinho com a montanha no fundo, essa nós vamos tirar.

Antofagasta, no norte do Chile e a caminho do deserto vamos passar nesta linda cidade que é a quinta maior do Chile e banhada pelo pacífico onde sua beira mar e belissíma !!!


Mãos do deserto, em pleno deserto de Atacama, no Chile, junto da rodovia panamericana, uma gigantesca mão ergue-se cerca de 11 metros acima do solo arenoso. Esculpida pelo artista chileno Mario Irrizábal. Esta escultura é conhecida no Chile como "A Mão do Deserto" e é um marco.

DESERTO DO ATACAMA, considerado o deserto mais árido do mundo onde as temperaturas durante o dia atingem 45° e a noite podem ser negativas. É nesse cenário que vamos conhecer essa região acampando e resgistrando todos os lugares, a registros que por mais de 400 anos não choveu no deserto.

Mina Chuquimata - Chile, Perto de Calama, esta a maior mina de cobre a céu aberto do mundo, responsável por 8% do PIB do Chile. A mina de Chuquicamata atinge dimensões incríveis. A escavação da cratera principal, iniciada em 1882 tem hoje 6 quilômetros de comprimento, 4 quilômetros de largura e uma profundidade de 850 metros. O mineral é extraído durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana e o entulho retirado forma montanhas artificiais com mais de 150 metros de altura. De sua cratera saem 600.000 toneladas/dia de material sendo que somente 1/3 disto é de mineral de cobre. Para movimentar tanto material, é usada uma frota com 130 caminhões gigantes, cada um com 7 metros de altura e capacidade para 350 toneladas. Só os pneus pesam 3 mil quilos e medem mais de 3 metros de altura. Hoje a mineração já ultrapassou as fronteira do próprio mineral e se transformou em atração turística. Com agendamento prévio, é possível visitar algumas minas e conhecer um pouco mais das riquezas do deserto.

San Pedro de Atacama, Estima-se que há 11.000 anos atrás chegaram os primeiros povos no Chile e escolheram essa região para habitar. Um pequeno povoado ligado ao oasis e localizado no altiplano da II região do país. Seu pequeno povoado de mais ou menos 2500 habitantes, que tem como atividade principal o turismo. O artesanato, feito de madeira de cactus e também utilizado na fabricação de instrumentos musicais e odornos. O clima da região do deserto é considerado o mais árido do mundo. O céu e Azul todo o ano, um lugar ótimo para pernoitar ao tempo.

2 comentários:

  1. show de bola o texto! bota inspiração, mais no decorrer da viagem a inspiração vai aumentar e se transformar em força e energia para que possamos completar a expedição com sucesso! em Marcelo, o whisk que tu citou no texto, sabe? bebi! hehe um abraço (by Rodrigo)

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo,

    Muito bom o teu blog. Concordo com teu texto de abertura. É isto aí. A vida é uma só. A escolha é aproveitá-la ou vê-la passar. Nós motociclistas optamos por vivê-la intensamente.

    A propósito: obrigado pela vista ao blog. Vamos ver se um dia nos encontramos por estas estradas.

    Abração,

    Álvaro.
    http://alvaroeadelaidemundoafora.blogspot.com

    ResponderExcluir